home    work    mail
Pesquisa interna

Alimentos e processamentos recomendados

Alimentos recomendados, ou sejam, magros ou ricos em gorduras polinsaturadas:

Aconselha-se o consumo de carnes magras, nomeadamente a carne de Coelho, carne de Frango, Galinha ou Perú (salvaguardando a retirada da pele e das partes gordurosas de cor amarela), Vaca (alcatra de cozer magra, cachaço, pá e rosbife magros), borrego (perna, pá e costeleta), Porco (perna magra, costeleta magra e lombo), Perú Fumado e Fiambre Magro. No entanto, deve reduzir-se a quantidade de carne vermelha na alimentação, limitando o seu consumo a cerca de 150gr. diários, ou seja, peças com o tamanho da palma da mão e optando por remover o máximo de gordura visível.
Não comer carne todos os dias, devendo fazer duas ou três refeições semanais de peixe, de preferência cozido ou grelhado.

Podem comer-se farináceos ricos em ferro, fibras e vitamina B como a Massa ou o Arroz Integrais, Bolachas de Farelo, Gressinos, Pipocas sem Sal ou Açúcar, Cevada, Aveia, Soja e Feijões. Privilegiar o Pão de Sementes, de Centeio ou Integral enriquecido em gorduras polinsaturadas, ricas em Omega 3: Recomenda-se, diariamente, o consumo de duas colheres de sopa de Farelo de Trigo na sopa ou nos iogurtes.

Efectivamente, os alimentos ricos em fibras como a Aveia, Cevada, Quiabo, Feijões, Soja, Beringela, Muesli e os ricos em gorduras polinsaturadas como as Nozes ou o Azeite (desde que consumidos moderadamente), contribuem para a diminuição do colesterol LDL, responsável pelo "entupimento" das artérias.

As sandes devem ser feitas com Margarina, mais pobre em gorduras saturadas que a Manteiga, mas aplicando a menor quantidade possível. Além disso, utilizar o Tomate, a Alface, a Cenoura ou o Agrião (convenientemente lavados), mas tendo a precaução de não temperar com molhos à base de gorduras como os óleos de Coco, Amendoim, Manteiga ou Maionese.

Procurar sempre alimentos ricos em gorduras polinsaturadas contendo ácidos gordos essenciais do tipo Omega 3, caso do Salmão, da Sardinha, do Arenque, do Atum, da Pescada, do Linguado, do Peixe-Vermelho, da Raia, da Truta, do Carapau, do Robado ou do Pregado, desde que estes se encontrem frescos e não sob a forma de enlatados.

Preferir a utilização de óleos polinsaturados como o Azeite, o óleo de Soja ou de Girassol.

Usar sempre o Leite, Queijo ou Iogurte Magros na confecção das sobremesas ou no tempero das comidas em oposição ao recurso a maionese ou a chantilly. Pela mesma razão, não abusar das gemas de Ovos, preferindo as suas calaras.

As Bebidas Alcoólicas devem ser consumidas como moderação, embora sejam preferíveis o Chá, o Café ou Sumos que, contendo Beringela na sua composição terão uma mais valia acrescida.
Copyright © 2007 Farmácia Marques - Todos os direitos reservados - Powered by LV Engine