home    work    mail
Pesquisa interna

Alimentos e processamentos não recomendados

Alimentos não recomendados, isto é, a serem evitados ou restringidos:

a) Leite Gordo ou Meio-Gordo e respectivos derivados: Manteiga, Iogurte, Queijo, Papas Lácteas, Chantilly, Leite Condensado ou Natas.
b) Gema de Ovo
c) Bacalhau, Cavala, Enguias, Lulas, Polvo, Mariscos, Ovas de Peixe, Pastas e Patês de Camarão, Atum ou Sardinha e Conservas em Lata.
d) Frutos Secos como o Cajú, Amendoim, Pistácio, Amêndoa ou Avelã, especialmente se forem consumidos em grandes quantidades.
e) Frutas como o Abacate, Castanha, Azeitona, Coco e a Fruta conservada em lata.
f) Órgãos e Miudezas de animais como a Moela, Rim, Coração, Fígado, Tripas, Orelheira, Pézinhos, Courato ou Chispe.
g) Carnes Curadas e Enchidos: Chouriça, Salpicão, Presunto, Toucinho, Salsicha, Salame, Morcela ou Alheira.
h) Bebidas Alcoólicas.
i) Carnes Vermelhas ricas em gordura como a Vaca, Cordeiro ou Porco, Pato e Patês de Fígado.
j) Doces, Chocolates, Pastéis, Bolachas com Recheio, Gelados, Tortas e Biscoitos preparados à base de gorduras.
l) Óleos de Amendoim, Milho, Palma e Coco
m) Gorduras de origem animal como a Banha ou Margarinas
n) Caldos Knorr, Maionese, Molho Tártaro, Temperos de salada contendo óleo.

Não devem consumir-se fritos ou guisados, pois são preparados com gorduras como a Manteiga, o Óleo ou o Unto. Dentro desses alimentos fritos e cozinhados com gorduras temos Rojões, Torresmos, Batata Frita, Panados, Ovos Estrelados ou Mexidos, por exemplo.

Além destes, toda a comida pré-cozinhada rica em carnes gordas, ovos e queijo como Pizzas, Lasanha, Cachorros-Quentes ou Hambúrgueres é desaconselhada em virtude da sua riqueza em colesterol e gorduras saturadas.
As pessoas com valores elevados de triglicerídeos devem também evitar o consumo de Hidratos de Carbono, caso do Pão, Batata, Arroz, Farinha, Milho, Cereais, Bolachas, Feijão, Ervilhas, Grão-de-Bico, Batata Doce, Mandioca, Massas e Fava, além de Açúcares e Produtos Doces. Além disso, evitar bebidas resultantes da fermentação dos cereais como a Cerveja, Uísque, Malte ou Bourbon e bebidas doces como a Coca-Cola, Sumos de Pacote, Ice Tea, Gasosas, etc...

Por fim, revela-se essencial a responsabilização do doente. Deve auto-impor uma disciplina comportamental ao nível da promoção do exercício físico, consciencialização dos riscos envolvidos na dislipidemia e na aquisição de produtos alimentares atendendo aos seus conteúdos calóricos, isto é, a sua riqueza em Lípidos ou Gorduras, Hidratos de Carbono (expressos, muitas vezes, sob a designação de Acúcares, Glúcidos, Açúcar Invertido, Mel, Sacarose, Glucose, Pentose, Frutose ou Lactose) e outros componentes, revestindo-se de particular importância a leitura dos respectivos rótulos antes da aquisição dos alimentos.
Copyright © 2007 Farmácia Marques - Todos os direitos reservados - Powered by LV Engine