home    work    mail
Pesquisa interna

FORT (Stress Oxidativo)



O que é o Stress Oxidativo?

O stress oxidativo é o desequilibrio entre o nível de substâncias oxidantes, capazes de provocar lesões a nível celular, e as defesas do organismo.
As substâncias oxidantes, na sua maioria radicais livres, são inevitavelmente produzidas já que são o resultado do metabolismo celular normal. No entanto, esta produção é influênciada pelos estilos de vida (hábitos tabágicos, stress, exposição excessiva ao sol), hábitos alimentares e poluição.

O valor de stress oxidativo é determinado pelo teste de FORT ( Free Oxygen Radicals Testing).

Que implicações tem na saúde?

O stress oxidativo não apresenta sintomas e não tem uma relação causa-efeito evidente. No entanto, está associado ao aparecimento e evolução de doenças cardiovasculares, aterosclerose, doenças neurológicas, cancro, diabetes, doenças pulmonares, infertilidade e ao processo de envelhecimento.

Elevados níves de stress oxidativo podem também conduzir ao desenvolvimento de reacções inflamatórias, contribuindo para o agravamento de doenças pré-existentes, como as doenças respiratórias.

Porque medir o stress oxidativo?

Conhecer os valores de stress oxidativo permite adoptar estilos de vida e medidas preventivas que favorecem a sua diminuição. As pessoas saudáveis que queiram minimizar a possibilidade de desenvolver uma doença e/ou atrasar o mais possível o processo de envelhecimento poderão fazer o teste de FORT para precocemente adoptar estilos de vida favoráveis. Além disto pode também servir como indicador para o tempo correcto de exposição solar durante o tempo de férias na praia e respectivas medidas preparatórias.




Recomenda-se a realização deste teste a:

- Mulheres que tomam a pílula anticoncepcional;
- Consumidores de suplementos antioxidantes;
- Doentes oncológicos e doentes crónicos;
- Pessoas que procurem ou realizem tratamentos anti-envelhecimento ou que tenham alterado o estilo de vida.
- Pessoas que façam férias na praia e pretendam expor-se ao sol.

Resistência ao Stress Oxidativo

É possível aumentar a capacidade de resistência do organismo face ao Stress Oxidativo, designada por capacitência antioxidante, ao adoptar estilos de vida saudáveis, ao evitar locais poluídos e exposições excessivas ao sol e mantendo uma alimentação saudável. O seu farmacêutico também poderá recomendar o suplemento vitamínico e/ou multimineral mais adequado para o seu caso.

Através do teste de FORD não só é possível como é altamente recomendável medir a capacitância antioxidante.
A conjugação dos dois resultados permite ter uma visão mais abrangente do estado oxidativo do organismo.

Valores normais

O valor de Stress Oxidativo é característico de cada indivíduo e não deve ultrapassar as 310 unidades de FORT. Quanto mais elevado for o valor obtido, mais elevado é o nível de Stress Oxidativo.

A Capacitância Antioxidante é igualmente uma característica individual marcada pelos factores genéticos e pelo meio envolvente. Os seus valores situam-se no intervalo de 1,07-1,53 mmol/L Trolox eq.

Conselhos

- Faça uma alimentação saudável e equilibrada.Dê preferência a fruta e vegetais frescos como citrinos, kiwi, manga, papaia, melão, uvas, tomates, cenouras e espinafres;

- Beba pelo menos 2 litros de agua diariamente;

- Beba mais chá e menos café;

- Modere o consumo de açucar e sal;

- Evite o consumo de álcool;

- Substitua óleos alimentares e margarina por azeite ou óleos vegetais;

- Siga um cuidado programa de exercício adaptado à sua condição física;

- Durma o suficiente.


Copyright © 2007 Farmácia Marques - Todos os direitos reservados - Powered by LV Engine