home    work    mail
Pesquisa interna

FORD (Capacitância antioxidante)


O teste FORD (Free Oxygen Radicals Defence) é um ensaio colorimétrico que se baseia na habilidade dos antioxidantes presentes no plasma em reduzir os radicais catiões recém formados.

É assim medida a capacitância antioxidante.

A albumina, glutationa reduzida, vitamina C, TROLOX (análogo da vitamina E solúvel em água) em conjunto com o ácido úrico (que não é detectado pelo teste de FORD) estã entre os mais importantes contributos para a barreira plasmática antioxidante.

Os resultados do FORD são expressos em equivalentes Trolox (mmol/l). São valores normais os resultados entre 1,07 e 1,53 mmol/l de Trolox.

A avaliação completa do estado oxidativo implica a medição do índice de radicais livres - stress oxidativo (teste FORT) bem como da capacitância antioxidante (teste de FORD)

É muito importante a conjugação dos resultados dos testes FORT e FORD para uma correcta intervenção farmacêutica.


Esta avaliação permite-lhe não só o despiste de índices de Stress Oxidativo elevados, como a avaliação da eficácia de alterações adoptadas ao estilo de vida e ainda da eficácia de suplementos antioxidantes. Por outro lado, sendo esta uma condição silenciosa, sem manifestações evidentes para o utente, o resultado desta avaliação é o melhor reflexo da condição de desequilibrio que se instala, alertando por si só o próprio utente da necessidade clara de contrariar esta tendência.
Copyright © 2007 Farmácia Marques - Todos os direitos reservados - Powered by LV Engine