home    work    mail
Pesquisa interna

Hemoglobina

A hemoglobina (Hb) é um pigmento proteico que transporta o oxigénio desde os pulmões até aos tecidos e o dióxido de carbono em sentido inverso para que seja expirado. A molécula de hemoglobina é constituída por dois pares de proteínas (duas alfa globinas e duas beta globinas) e quatro grupos heme, cada um com um átomo de de ferro. É um componente muito importante dos eritrócitos e é responsável pela coloração vermelha do sangue. A uma pressão de 100 mmHg nos capilares pulmonares, 95 a 98% da hemoglobina encontra-se combinada com o oxigénio. Nos tecidos periféricos, onde a tensão de oxigénio é muito inferior, o oxigénio separa-se rapidamente da hemoglobina.


Valores excessivos ou deficitários de hemoglobina refletem sempre defeitos no equilíbrio de eritrócitos na circulação sanguínea e podem ser sinal de doença.

Este parâmetro é determinado normalmente para detectar e monitorizar vários tipos de anemias, diminuição de eritrócitos e policitémia.

A anemia contempla uma série de condições que têm consequências comuns: o sangue das pessoas não transporta quantidade suficiente de oxigénio.

Situações com indicação para a realização do teste:

- Determinação da severidade da anemia
- Monitorização da resposta ao tratamento da anemia
- Diabéticos
- Avaliar a extensão de perdas de sangue
- Avaliar estado nutricional
- Monitorização da resistência dos atletas de fundo

Interpretação dos resultados

Os valores de hemoglobina num homem adulto devem variar entre 14 e 18 g/dl; na mulher adulta devem situar-se entre 12 e 16 g/dl.

Fonte: Quilaban Quimica Laboratorial Analitica, Lda

Copyright © 2007 Farmácia Marques - Todos os direitos reservados - Powered by LV Engine