home    work    mail
Pesquisa interna

PSA

O antigénio prostático específico (PSA) é uma proteína produzida pelas células da glândula prostática. O teste de PSA mede os níveis de PSA no sangue.

É normal haver nos homens baixos níveis de PSA no sangue. Contudo, o cancro da próstata ou condições benignas (não cancerosas) podem aumentar os níveis de PSA.

Com o aumento da idade, tanto as condições benignas como cancro da próstata tornam-se mais frequentes. As mais comuns condições benignas da próstata são prostatites (inflamação da próstata) e hiperplasia benigna da próstata (aumento da próstata). Não há provas de que a prostatite ou a hiperplasia benigna da próstata causem cancro mas é possível para o homem ter ambas situações e desenvolver cancro da próstata.

Este teste não deve ser realizado após uma relação sexual ou após exercício físico que promova a estimulação da prostata como o ciclismo. Pelas mesmas razões não deve ser executado após o exame do toque rectal.

Níveis isolados de PSA não dão ao médico informação suficiente para distinguir entre condições benignas da próstata e cancro. Contudo, o médico toma em conta os resultados do teste do PSA para procurar outros sinais de cancro da próstata.

Factores de risco

Há vários factores de risco que aumentam as hipóteses de desenvolver cancro da próstata que devem ser tomados em consideração. A idade é o factor mais comum, pois 70% de casos de cancro da próstata ocorrem em homens com idade igual ou superior a 65 anos.

Outros factores de risco incluem história familiar, raça e dieta.

Homens com o pai ou um irmão com cancro da próstata têm maior probabilidade de desenvolver a doença.

A raça negra tem maior percentagem de cancro da próstata detectada enquanto que a asiática tem menores valores.

Há também provas de que uma dieta rica em gorduras animais aumenta o risco de cancro da próstata.


Situações com indicação para a realização do teste


- Homens com mais de 40 anos
- dificuldades em urinar
- micção dolorosa
- urinar frequente
- dores dorsais e/ou pélvicas


Interpretação dos Resultados

O teste executado é semi-quantitativo, ou seja apenas revela se a concentração de PSA no sangue está acima ou abaixo de 4 microgramas/dl

Há quatro resultados possíveis para um teste de PSA:

1.O valor de PSA é normal e não há cancro da próstata (verdadeiro negativo)

2.O valor de PSA é elevado e há cancro da próstata (verdadeiro positivo)

3.O valor de PSA é elevado e não há cancro da próstata (falso positivo)

4.O valor de PSA é normal e há cancro da próstata (falso negativo)

Por isso, acusar positivo não significa necessariamente a presença de cancro da próstata. O doente deve discutir o valor elevado de PSA com o seu médico. Há várias outras razões para um nível elevado de PSA como a hipertrofia benigna da próstata, inflamação, infecção, idade, raça, actividade sexual recente, etc.

Se não houver sintomas de cancro, o médico pode recomendar a repetição do exame de toque rectal e o teste de PSA regularmente para procurar qualquer alteração.

Um teste à urina também pode ser usado para detectar uma infecção urinária. Também podem ser recomendados testes de imagiologia, como ultrassons, raios X ou citoscopia.
Copyright © 2007 Farmácia Marques - Todos os direitos reservados - Powered by LV Engine