home    work    mail
Pesquisa interna

Gravidez

Para o diagnóstico precoce da gravidez utilizado é um teste imunológico de cromatografia rápida que permite a detecção qualitativa de hormona gonadotrofina cariónica humana (hCG) na urina.

A amostra de urina deve colher-se num recipiente limpo e seco. É preferivel utilizar uma amostra proveniente da primeira urina do dia devido à respectiva elevada concentração de hCG. Não obstante, também é possível utilizar amostras de urina colhidas durante o resto do dia.

A hCG é uma glicoproteína produzida pela placenta pouco tempo após a fecundação. Numa gravidez normal a hCG pode ser detectada na urina 7 a 10 dias após a concepção. A concentração de hCG aumenta rapidamente para ultrapassar frequentemente as 100 UI/L no momento de ausência da menstruação.

A sensibilidade do teste é de 25 UI/L.

Como em todos os testes analíticos, sobretudo nos testes semi-quantitativos ou qualitativos podem acontecer casos de falsos negativos e falsos positivos.

Assim, para a correcta interpretação dos resultados o profissional de saúde deve entrar em linha de conta com o estado de saúde geral da mulher, bem como do tempo decorrido para a realização do teste.
Copyright © 2007 Farmácia Marques - Todos os direitos reservados - Powered by LV Engine