home    work    mail
Pesquisa interna

Alimentação e queda de cabelo

A alimentação humana constitui a matéria-prima com a qual o organismo é mantido em boas condições para realizar tarefas de forma eficiente. A estrutura do nosso corpo, a nossa saúde e até a saúde dos cabelos, vão depender da hereditariedade e da qualidade, quantidade e proporção do que comemos ao longo do nosso desenvolvimento. “Nós somos aquilo que comemos”.


Os alimentos são os fornecedores das substâncias indispensáveis para viver, manter a saúde, crescer, trabalhar e reproduzir. Estas substâncias são os nutrientes e a falta de qualquer um deles perturba a nutrição e a saúde.

OS NUTRIENTES


Os nutrientes são os produtos que se obtém depois da transformação dos alimentos no organismo humano através da digestão. No decurso deste processo, os próprios nutrientes vão ser fraccionados em unidades mais pequenas, de modo a serem absorvidos. A absorção da maior parte dos nutrientes dá-se no intestino delgado, onde passam para o sangue que depois os transporta para todas as partes do organismo para serem utilizados.

OS CABELOS E OS NUTRIENTES

Uma boa higiene alimentar ajuda a ter cabelos bonitos. Uma alimentação rica em proteínas, cálcio, ferro, ácidos aminados (cistina) e minerais, nomeadamente o zinco e o magnésio, são indispensáveis ao crescimento e brilho dos cabelos.
As vitaminas também têm um papel importante no crescimento do cabelo. Um excesso de vitamina A pode ser prejudicial. As vitaminas B2, B3 e B5 favorecem o crescimento do cabelo. E a vitamina B6 favorece o metabolismo dos aminoácidos (constituinte da queratina).

 
 
Alimentos que previnem e evitam a queda de cabelo:              

- Beta-caroteno encontrado nos vegetais alaranjados como a cenoura, e também em folhas de cor verde-intensa, como a rúcula e o agrião.
- A vitamina A encontrada no bife de fígado, na gema de ovo, no leite em seus derivados.
- A vitamina B existente nas carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes ajudam na renovação celular e no crescimento saudável dos fios.
- O zinco está nas ostras, fígado, leite e farelo de trigo é um importante alimento que estimula a multiplicação das células, fortalecendo o couro cabeludo e a qualidade dos fios.
- Os aminoácidos encontrados nas carnes vermelhas são a matéria-prima para a construção dos fios.
- Fique atenta ao uso de antibióticos e anti-inflamatórios, o uso contínuo desses medicamentos é grande aliado da queda capilar.
- Banana, melancia e ameixa têm vitamina B6, que tanto é boa para a pele, quanto para o cabelo.
- Procure não fazer dietas que proíba carnes magras como aves e peixes, pois essas têm altos teores de proteínas.
- Sumos e leite à base de soja contém vitamina B, zinco e minerais que previnem a queda.

    5 Dicas úteis:

a) Use regularmente um shampô anti-queda, em vez de um shampô normal para ajudar a prevenir a queda de cabelo;

b) Prepare uma bebida à base de mel, iogurte, banana e leite magro. Esta bebida é rica em biotina ajudará a fortalecer as raízes do seu cabelo, beba dia sim, dia não;

c) Tente ter momentos menos stressantes, pratique yoga para relaxar, ou aproveite alguns momentos do dia para respirar fundo e libertar-se das tensões, faça isto pela saúde do seu cabelo. Estimule a drenagem linfatica através de massagens suaves em movimentos circulares com a ponta dos dedos no couro cabeludo. Não use as unhas;

d) Durma o suficiente, tente dormir pelo menos 8 horas por dia, pois um cabelo saudável necessita sempre de uma boa noite de sono;. Vigie o estado de oleosidade do couro cabeludo. A oleosidade em excesso pode conduzir à alopécia;

g) Caso não haja predisposição genética e a queda seja contínua, devemos procurar um dermatologista para verificar as causas internas e/ou ambientais.
Copyright © 2007 Farmácia Marques - Todos os direitos reservados - Powered by LV Engine